BLOG COOPERFORTE
  • Cooperativismo

Publicado em Cooperativismo , dia 13 de abril de 2015

Bibliotroca: compartilhando conhecimento

Por: Cooperforte

topo_biblio

Proposta de sustentabilidade nas escolas Brasil afora, a bibliotroca proporciona que livros sejam revezados entre os alunos, economizando dinheiro e novas impressões. O reaproveitamento dos livros pode alcançar economia de até mil reais na compra deste item do material escolar.

O mecanismo da bibliotroca é simples: os livros usados pelos alunos de uma série servem aos alunos que estarão cursando aquele ano, e os livros de séries adiantadas servem aos alunos das séries anteriores, num círculo virtuoso de compartilhamento, aproveitamento do material já impresso e cuidado com o meio ambiente.

Assim que recebem a lista de material escolar, os pais podem levar os livros que não serão mais usados para trocá-los por aqueles que serão aplicados no ano seguinte. Além de economizar dinheiro, as bibliotrocas são socialmente responsáveis e solidárias, já que livros restantes são doados para instituições de caridade; além da economia ambiental, evitando o uso de mais insumos para impressão de novos livros.

Muitas escolas já informam às famílias dos alunos a possibilidade de trocar os livros usados. Caso a escola do seu filho não disponha da bibliotroca, faça esta sugestão a ela. O compartilhamento do conhecimento educa em todos os aspectos.