BLOG COOPERFORTE
  • Sustentabilidade

Publicado em Sustentabilidade , dia 8 de abril de 2015

Desperdício de alimentos é desperdício de dinheiro

Por: Cooperforte

topo_desperdicio

Estudo da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) de 2013 aponta que um terço dos alimentos produzidos no mundo é desperdiçado, enquanto milhões de pessoas passam fome. No Brasil, o desperdício chega a 40 toneladas por dia, de acordo com levantamento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Empraba).

O estudo da FAO também aponta que mais da metade do alimento desperdiçado se perde na produção, na manipulação após a colheita e na armazenagem. O restante se perde no processamento, na distribuição e no consumo. E quanto mais tarde os produtos se perdem na cadeira alimentar, mais danosas são as consequências ambientais, já que ao custo inicial da produção são adicionados os custos ambientais do processamento, do transporte, do armazenamento e da utilização dos alimentos.

Para a Embrapa, a quantidade de alimentos desperdiçados no Brasil, anualmente, é suficiente para alimentar 19 milhões de pessoas diariamente.

Segundo Carlos Dória, do Centro de Cultura Culinária Câmara Cascudo, de São Paulo, “o brasileiro sempre teve mesa farta por conta de estar em um país tropical, e não está acostumado a aproveitar o alimento integralmente”. Para provar que é possível aproveitar tudo, o chef Alex Atala criou um menu composto completamente por partes usualmente desprezadas pelas pessoas.

Faça sua parte: compre somente o necessário, e não coloque no prato mais comida do que vai comer. Use integralmente os alimentos e aproveite os diferentes sabores. E sem desperdício.

Saiba mais:

https://www.fao.org.br/daccatb.asp

http://www.bancodealimentosrs.org.br/Noticia/352/Dados-alarmantes-sobre-desperdicio-de-alimentos-no-mundo-Banco-de-Alimentos-minimiza-o-problema-ha-13-anos

http://www.redebrasilatual.com.br/ambiente/2014/05/desperdicio-de-alimentos-no-brasil-chega-a-40-mil-toneladas-por-dia-3443.html