BLOG COOPERFORTE
  • Cooperativismo

Publicado em Cooperativismo , dia 28 de janeiro de 2015

“Dez Mandamentos” para um mundo melhor

Por: Cooperforte

blog_cooperforte_mandamentos_cooperativismo

2015, segundo a Organização das Nações Unidas – ONU é o Ano Internacional da Luz. Este título pode ter diversas interpretações além daquela que recomenda o uso racional da energia elétrica. Algumas, inclusive, bastante subjetivas, mas muito importantes para orientar o caminho a ser percorrido ao longo dos meses para, no fim do ano, ter os projetos pessoais e profissionais realizados.

Ninguém duvida que quanto maior for a harmonia entre os valores pessoais e as exigências externas, mais fácil e feliz será alcançar os objetivos desejados. Por isto, são alguns mandamentos muito úteis para, com o aprimoramento pessoal, contribuir para a construção de um mundo melhor:

 

I. Seja simples, de alma pura – O tempo passa, a gente cresce, mas, em essência, nunca abandona a alma de criança. Que tal utilizá-la para olhar o mundo, entender os acontecimentos e caminhar rumo à felicidade?

II. Partilhe e conte com o outro – Dar conta do recado sozinho tem muitos méritos, mas nem sempre é o melhor. Partilhe suas alegrias e preocupações e peça ajuda quando for necessário. Tudo fica mais fácil e mais leve.

III. Se ame e se cuide – “Quando a gente ama, é claro que a gente cuida”, ensina a música. Atenda a este recado, cuidando do corpo e da mente, com alimentação saudável, exercícios físicos, lazer e boas companhias.

IV. Crie, faça e aconteça – Ser dinâmico e produzir sempre é meio caminho andado para colher realizações. A cada conquista, almeje outra, maior ainda do que a alcançada. Quanto maior o sonho, maior a energia…

V. Não deixe para amanhã – Adiar iniciativas importantes é empurrar com a barriga algo que não pode ser postergado. Por isso, tome decisões e atitudes no tempo certo, otimizando o tempo e evitando desgastes.

VI. Seja correto – Tanto nas mínimas coisas quanto naquelas de maior visibilidade, seja ético, pois o que é  conquistado desta forma aumenta a dignidade e não vai causar vergonha ou constrangimento quando for descoberto.

VII. Coopere com a cidadania – Por menos que pareça, são as atitudes individuais, que somadas viram coletivas, que ditam os destinos da sociedade. Por isto, seja uma pessoa do bem, agindo e contribuindo para o bem comum.

VIII. Colabore e seja voluntário – Por natureza, de alguma forma todo mundo tem a ter desejo de ajudar o semelhante. Então, não perca a oportunidade de ser voluntário, colaborando para as grandes ou pequenas causas.

IX. Cuide do planeta – Quanto seus hábitos cotidianos e estilo de vida custam à natureza? Para ficar tranquilo com a resposta, reveja suas necessidades e pratique o consumo consciente. Afinal, nem tudo neste mundo é renovável.

X. Cultive e espalhe o alto-astral – Este “mandamento” sintetiza todos os demais e pode ser dito em uma única frase: quem planta e cultiva sementes de gentileza, responsabilidade, ética, cidadania, esperança e amor colhe mais amor e felicidade!