BLOG COOPERFORTE
  • Novidades

Publicado em Novidades , dia 4 de maio de 2015

E aí, vai um açaí?

Por: Cooperforte

acai_topo

Nos últimos anos, o açaí está na moda. Seja puro, em suco, na tigela com banana e granola, a fruta tornou-se mania nacional, caindo no gosto dos brasileiros dos mais diversos pontos do país. Pelo menos dos jovens…

Mas não foi sempre assim. Até a penúltima década do século 20, ou seja, por volta de 1980, era conhecido e consumido apenas na Região Norte. Lá, ainda hoje, é forte sua presença na alimentação local. Para algumas comunidades ribeirinhas, a fruta representa até 40% da dieta familiar.

Sabor e energia. Foi esta mistura, que é a principal característica do açaí, que o levou para outros estados, apesar de sua produção ainda estar concentrada nos  estados do Amazonas e Pará. E de lá que saem 85% da produção mundial da fruta, em estado natural.

E por falar nisto, o açaí está ganhando o mundo. Da beira dos rios amazônicos, a fruta passou pelas praias e pelas grandes cidades brasileiras e hoje já está se tornando popular nos Estados Unidos e na Europa. Lá, além da alimentação, principalmente na forma de bebida, o açaí é também utilizado na fabricação de cosméticos, como óleos e shampoos. E muito apreciado…