BLOG COOPERFORTE
  • Sustentabilidade

Publicado em Sustentabilidade , dia 1 de dezembro de 2014

Economizando, água e dinheiro não vão para o ralo

Por: Cooperforte

cooperforte_177792374

A situação crítica dos maiores reservatórios hídricos do país, tão baixos que ameaçam o abastecimento de várias capitais e de grandes cidades, traz consigo um recado para a população brasileira: todos precisamos ter consciência e responsabilidade no uso da água, evitando qualquer forma de desperdício.

Esta medida, além de trazer economia na conta de água, é uma  atitude cidadã e solidária, pois representa cuidado para com um bem escasso, patrimônio universal, que democraticamente pertence e é essencial a todos – a água. Por isto, mesmo que já sejam bastante conhecidas, nunca é demais lembrar que:

 

▶ No banho, uma ducha aberta por 15 minutos consome 135 litros de água. Assim, feche a torneira ao se ensaboar e reduza para 5 minutos seu tempo no chuveiro. O consumo cairá para 45 litros.

▶ Ao escovar os dentes, logo após molhar a escova, feche a torneira, pois aberta por 5 minutos ela jorra 12 litros. Para enxaguar ou bochechar, colha a água em um copo. A economia será grande.

▶  Na pia da cozinha, após molhar toda a louça, feche a torneira. Depois, ensaboe tudo o que vai ser lavado. Por fim, enxague tudo em uma única etapa. O consumo pode diminuir cerca de 20 litros.

▶ Lavar a calçada e carro com mangueira é ser um vilão do desperdício. Nos dois casos, só recorra à lavagem quando extremamente necessário. Muitas vezes consegue-se bom resultado simplesmente varrendo a calçada e limpando o carro com um balde de água e um pano.

▶ Estar sempre atento para identificar e rapidamente consertar eventuais vazamentos, principalmente em torneiras, válvulas de descarga e chuveiros é evitar  que a água e o dinheiro vão direto “para o ralo”…