BLOG COOPERFORTE
  • Sustentabilidade

Publicado em Sustentabilidade , dia 3 de novembro de 2014

Jardins suspensos: da milenar Babilônia, direto para sua casa

Por: Cooperforte

cooperforte_sustentabilidade

Muito raro nos centros urbanos e nas áreas mais densamente povoadas das grandes cidades, o verde vivo, mais do que uma cor, é um dos recursos paisagísticos mais valorizados e necessários. Afinal, além de humanizar ambientes que em princípio pareceriam hostis, árvores e plantas contribuem para amenizar não só o calor, mas também a poluição atmosférica, visual e sonora.

Mas semear o verde não precisa ser responsabilidade apenas dos órgãos municipais. Qualquer pessoa, por menor varanda, jardim ou muro que tenha, pode participar deste esforço pela qualidade do ar e pela saúde do planeta. Uma boa alternativa neste sentido são os jardins verticais.

Aproveitando paredes externas da casa ou os muros, os jardins verticais embelezam o espaço doméstico e proporcionam bem-estar, aumentando o contato diário com a natureza, por meio de suas plantas e flores.

Criar e manter um jardim vertical não é coisa complicada e pode ajustar-se perfeitamente ao tamanho do seu bolso. Depende apenas de sua criatividade. Da simples composição de vasos de cerâmica, com gerânios, jiboias, pimenteiras e samambaias, até o paisagismo profissional utilizando plantas exóticas, tudo vale para deixar mais bonito o ambiente. Lembrando sempre que muitas vezes, quanto menor forem os recursos, maior terá de ser a criatividade, e mais rico e inovador será o resultado.

Algumas empresas são especializadas em projetar e instalar paredes verdes, utilizando, tijolos especiais, próprios para o plantio. Mas como tudo na vida, este serviço “vale quanto pesa”. Entretanto, não precisa ser a falta de dinheiro que vai impedir você de realizar seu sonho de ter em casa “os jardins suspensos da Babilônia”. Se a grana está “curta” para tijolos especiais e até mesmo para vasos de cerâmica, que tal improvisar com embalagens vazias de garrafas pet, sorvete, água sanitária, amaciante e qualquer outra que possa servir de vaso para as plantas?