BLOG COOPERFORTE
  • Atualidades

  • Cooperativismo

  • Novidades

Publicado em Atualidades, Cooperativismo, Novidades , dia 30 de março de 2015

O poder das pequenas atitudes

Por: Cooperforte

shutterstock_253195738

O bom humor e as pequenas gentilezas no dia a dia podem mudar e impactar a vida de muitas maneiras. De modo geral, pode parecer que nossos atos são isolados e que não afetam os outros. Mas, na realidade, tudo que fazemos tem reverberações.

O costume de agradecer e cumprimentar pessoas no dia a dia, por exemplo, pode adicionar à rotina o sentimento de vivermos em comunidade, de sermos iguais e importantes, diferentemente do individualismo que predomina o cotidiano. Por outro lado, a rudeza no trato com outros tem impacto negativo sobre eles, e também sobre quem é rude, trazendo mal estar.

Atitude é isso: a maneira que escolhemos para responder a desafios e situações de nossa vida – nossa postura. E diversos aspectos podem influenciar nossas atitudes. Problemas familiares ou no trabalho, noites mal dormidas, e mesmo a alimentação não saudável têm peso em nosso bem-estar e afetam nossas reações. Praticar o “ouvir e pensar antes de agir” pode contribuir para melhorar nossa vida e a vida daqueles que nos cercam.

É preciso lembrar que gentileza gera gentileza – e o oposto também. E ter em mente as palavras do escritor Ralph Waldo Emerson – “suas atitudes falam tão alto que não consigo ouvir o que você diz”.