BLOG COOPERFORTE
  • Cooperativismo

Publicado em Cooperativismo , dia 11 de maio de 2015

Theodor Amstad, o patrono do Cooperativismo brasileiro

Por: Cooperforte

topo_amstad

Você sabe quem foi Theodor Amstad? Provavelmente não, pois este nome é desconhecido pela grande maioria dos brasileiros, apesar de sua importância no cooperativismo nacional. Afinal, foi o padre Theodor Amstad que criou a primeira cooperativa de crédito brasileira em 1902! A criação se deu no interior do Rio Grande do Sul, em Nova Petrópolis. Apenas dois anos após a criação da primeira cooperativa de crédito das Américas, em Quebec, no Canadá.

Padre Amstad era suíço e chegou ao Rio Grande do Sul em 1885. Ele se tornou bastante conhecido ao percorrer as diversas regiões de colonização alemã, montado em um burro, para dar assistência à população local. Dizem que nesta missão ele pode ter percorrido até 80 mil quilômetros.

Amstad incentivou a prática do associativismo como alternativa para os colonos solucionarem suas dificuldades e, como resultado, nasceu em 1912 a Sociedade União Popular do Rio Grande do Sul – Volksverein, ainda hoje atuante com o nome Associação Theodor Amstad. Além disto tudo, fundou duas cidades: Nova Petrópolis e Acaí.

O pioneiro padre Amstad faleceu em 1918. Quinze anos antes, em 1903, logo após criar a cooperativa de Nova Petrópolis, elaborou as primeiras diretrizes para a construção de cooperativas em nosso país. Tão fundamentadas e pioneiras eram estas diretrizes que serviram de base para a primeira legislação sobre o cooperativismo, editada pelo governo federal em 1907.

Conheça, no vídeo abaixo, a Praça Theodor Amstad, com a qual Nova Petrópolis homenageia o seu fundador.